Missão
Controladoria, tem como missão, subsidiar o processo de gestão em todas as suas fases; garantir informações adequadas ao processo decisório; monitorar os efeitos das decisões tomadas pelos gestores; colaborar com os gestores em seus esforços de busca da eficiência da sua área; administrar as sinergias existentes entre as áreas; zelar pelo bom desempenho da organização; viabilizar a gestão econômica; criar condições para se exercer o controle; contribuir para o contínuo aperfeiçoamento dos processos internos.
Controlar é ter certeza de que todas as operações a toda hora estão sendo realizadas de acordo com o plano adotado, com as ordens dadas e com os princípios estabelecidos. Ele tende a estimular o planejamento, a significar e fortalecer a organização, aumentar a eficiência do comando e facilitar a coordenação.
Nas organizações públicas, onde só se pode fazer o que a lei autoriza, isso é facilmente identificado, pois se baseia em normas e instruções regulatórias.
O controle da administração pública pode ser efetivado pelo Poder Legislativo, auxiliado pelos Tribunais de Contas, pela sociedade e pelo próprio poder público através da Controladoria.
Controles internos são conjuntos de procedimentos e métodos aplicados internamente na organização, que atuam na gestão das práticas pelas quais os recursos da organização são dirigidos, monitorados e medidos. Desempenham também papel fundamental nos gastos públicos, na prevenção e detecção de fraudes, proteção dos ativos físicos e intangíveis e garantia na confiança das demonstrações financeiras e seus processos correlatos e no atingimento de metas.
Controladoria, como órgão central de controle, que engloba os controles interno e social, é por excelência o ente da administração pública capacitado a manter e centralizar as informações relacionadas à transparência e divulgá-las no respectivo portal, cuidando também da segurança dessas informações, tão importantes para que o cidadão pratique plenamente sua cidadania.
Valores